Na memória

Na memória: Giants vs Bills

Photo by Phil Sandlin/AP Photo

Domingo, 27 de janeiro de 1991. Na oportunidade, New York Giants e Buffalo Bills se enfrentavam no Super Bowl XXV, no extinto Tampa Stadium, em Tampa, Florida.

De um lado o Buffalo Bills com o melhor ataque da temporada, vindo de uma vitória esmagadora sobre o Oakland Raiders no AFC Championship Game (51-3); do outro o New York Giants com uma das melhores defesas da história, vindo de uma vitória sobre o poderoso time do San Francisco 49ers, de Joe Montana e companhia, no NFC Championship Game (15-13). Além disso, ambas as equipes tiveram um recorde de 13 vitórias e 3 derrotas na temporada regular.

Com o quarterback Jeff Hostetler liderando o ataque depois que Phil Simms quebrou o pé na derrota para o próprio Buffalo Bills na semana 15, os Giants abriram o placar num field goal de 28 jardas convertido por Matt Bahr. No drive seguinte, os Bills empataram com um field goal de 23 jardas convertido por Scott Norwood, e já no segundo quarto viraram com um touchdown em corrida de uma jarda do running back Don Smith. Depois de uma troca de punts, os Giants recebem a bola novamente. Numa segunda para 10, Hostetler sofre um sack na endzone e, com o safety, os Bills aumentam sua vantagem. Mas, a 30 segundos do fim do primeiro tempo, Jeff Hostetler lançou para o wide receiver Stephen Baker para 14 jardas e touchdown, e as equipes foram para os vestiários com a vitória parcial de Buffalo, 12-10.

Na volta do intervalo, os Giants tinham a primeira posse. Com bons passes de Hostetler e boas corridas de Ottis Anderson, o running back dos Giants, que seria eleito o MVP da partida, virou o placar numa corrida de uma jarda para touchdown. Restaria apenas o último quarto para conhecermos o campeão do Super Bowl XXV.

Já na primeira jogada do quarto derradeiro, os Bills viraram novamente o placar numa corrida de 31 jardas do running back Thurman Thomas. No drive seguinte, Matt Bahr converteu um field goal de 21 jardas, que deu aos Giants um ponto de vantagem a 8 minutos do fim da partida. Depois de uma sequência de punts, Buffalo teria uma última chance com 2 minutos e 16 segundos por jogar. Chegando à linha de 29 jardas do campo de ataque com 8 segundos restantes, a vitória dos Bills estava nos pés de Scott Norwood. O kicker tinha pela frente um field goal de 47 jardas, o mais importante de sua carreira. Para a felicidade dos Giants, Norwood errou o chute. Fim de partida: New York Giants 20-19 Buffalo Bills.

Com a vitória, os Giants chegavam à sua segunda conquista de Super Bowl, coroando uma das melhores temporadas que o time já fez na NFL. Já o Buffalo Bills, que chegava ao Super Bowl pela primeira vez, entrava para a história como uma das grandes equipes que não conquistaram o título.

Shares