Na memória

Na memória: Giants vs Broncos

Photo by Focus On Sport

Rose Bowl, Pasadena, Califórnia. 25 de Janeiro de 1987. New York Giants e Denver Broncos chegavam para a disputa do Super Bowl XXI, e ambos os times buscavam o seu primeiro título.

Os Giants de Bill Parcells queriam fechar com chave de ouro a temporada quase perfeita, tendo perdido apenas duas partidas na temporada regular (31-28 diante do Dallas Cowboys na semana 1; 17-12 diante do Seattle Seahawks na semana 7), vencendo, inclusive, o mesmo Denver Broncos na semana 12 (19-16), e passando por San Francisco 49ers (49-3) e Washington Redskins (17-0) nos playoffs. Os Broncos, que conheceram a primeira derrota apenas na semana 7, diante do New York Jets (22-10), e vinham de vitória sobre o Cleveland Browns no overtime no AFC Championship Game, merecidamente avançaram ao Super Bowl. Não restava dúvidas de que seria um jogo inesquecível.

O público, superior a cem mil pessoas, viu o início da partida com o kickoff dos Giants, cobrado por Raul Allegre. Sob o comando de John Elway, os Broncos iniciaram o primeiro drive, que terminou com um field goal de 48 jardas cobrado por Rich Karlis. Num ótimo primeiro drive, o ataque dos Giants liderado por Phil Simms chegou à linha de 6 jardas do campo de ataque. Simms achou o tight end Zeke Mowatt na end zone e os Giants passaram à frente. No drive seguinte, na linha de 33 jardas do campo dos Giants, Elway acertou um passe para o running back Sammy Winder, que só foi parado na linha de 6 jardas. Numa terceira para 4 jardas, Elway correu para a end zone e anotou o touchdown.

No segundo quarto, depois de duas campanhas sem sucesso dos Giants e um field goal desperdiçado por Karlis, Denver iniciaria uma nova campanha, que terminaria com Elway sendo sacado dentro da própria end zone, dando 2 pontos para New York e números finais ao primeiro tempo, que ainda teria mais um field goal desperdiçado por Karlis, desta vez de 34 jardas.

Os Giants voltaram para o terceiro quarto com o desejo de passar à frente no placar e, já no drive inicial, chegaram à end zone adversária, depois de passe de Phil Simms para o tight end Mark Bavaro para 13 jardas e touchdown, dando aos Giants mais uma vez a vantagem. Depois de duas campanhas sem sucesso por parte de Denver, os Giants conseguiram um field goal de 21 jardas, convertido por Allegre, e um touchdown em uma corrida de uma jarda do running back Joe Morris.

No início do último quarto, Elway lançou para o wide receiver Mark Jackson, mas foi interceptado pelo defensive back Elvis Patterson. Os Giants não desperdiçaram a oportunidade e aumentaram a vantagem em um passe de Simms para o wide receiver Phil McConkey para 6 jardas e touchdown, complicando ainda mais a situação dos Broncos, que agora perdiam por 23 pontos. Não havia mais chance para erros e, no drive seguinte, Karlis anotou um field goal de 28 jardas para Denver. Na sequência, o running back Ottis Anderson, em uma corrida de duas jardas, marcou mais um touchdown para os Giants. Os Broncos ainda pontuaram em um passe de Elway para o wide receiver Vance Johnson para 47 jardas e touchdown, mas não foi suficiente. Fim de partida: New York Giants 39-20 Denver Broncos.

Com a vitória, os Giants chegavam à sua primeira conquista de Super Bowl, glória que seria alcançada novamente quatro anos depois. Já o Denver Broncos sofria sua segunda derrota na decisão, tendo perdido anteriormente para o Dallas Cowboys no Super Bowl XII (27-10). A equipe só conquistaria o primeiro título na temporada 1997, diante do Green Bay Packers no Super Bowl XXXII (31-24).

Shares