Na memória

Na memória: Giants vs Eagles

Photo by AP/Getty Images

Domingo, 27 de Dezembro de 1981. Na oportunidade, o New York Giants chegava a Philadelphia para enfrentar os Eagles no Veterans Stadium no Wild Card dos playoffs da NFL.

Depois de quebrar um jejum de 12 jogos sem vitórias sobre os Eagles na semana 12 da temporada regular (a última vitória havia sido na semana 1 da temporada regular de 1975), os Giants quebravam mais um jejum: o de 18 anos sem playoffs. Os Giants terminaram a temporada regular com um recorde de 9-7, ficando em terceiro na NFC East e se classificando apenas na última rodada, graças a uma vitória sobre o Dallas Cowboys no overtime (13-10) e à derrota do Green Bay Packers para o New York Jets (28-3). Já os Eagles,  que haviam chegado ao Super Bowl XV na temporada anterior, tendo perdido a partida para o Oakland Raiders (27-10), tiveram um recorde de 10-6, que garantiu o time na segunda colocação na divisão, atrás apenas do Dallas Cowboys com 12-4.

As 71 mil pessoas presentes viram os Giants tomarem conta do primeiro quarto da partida. A equipe de New York abriu o placar depois de um bom drive em que chegou à linha de 9 jardas do campo de ataque. Com um passe do quarterback Scott Brunner para o running back Leon Bright para 9 jardas e touchdown e erro do kicker Joe Danelo na cobraça do extra point, os Giants abriram 6 pontos. A vantagem de New York logo aumentaria com um passe de Brunner para o wide receiver John Mistler para 10 jardas e touchdown. No retorno do kickoff, o running back dos Eagles, Billy Campfield, sofre fumble recuperado pelo cornerback dos Giants, Mark Haynes, na end zone, anotando mais um touchdown para os Giants. Os primeiros pontos dos Eagles vieram apenas no segunto quarto numa recepção do wide receiver Harold Carmichael para 15 jardas e touchdown, depois de passe do quarterback Ron Jaworski. A vantagem dos Giants foi aumentada novamente num passe de Brunner para o tight end Tom Mullady para 22 jardas e touchdown. E as equipes foram para os vestiários com a vitória parcial dos Giants, 27-7.

Estava claro que os Eagles deveriam mudar sua postura em campo. A reação começou quando o running back Wilbert Montgomery (atual treinador de running backs do Cleveland Browns) correu para 6 jardas e touchdown. Com esperanças renovadas, o torcedor viu Montgomery anotar mais um touchdown, desta vez em uma corrida de 1 jarda, já no quarto decisivo. Correndo contra o relógio, os Eagles nada mais conseguiram. Fim de partida: New York Giants 27-21 Philadelphia Eagles.

Com a derrota, a realização do sonho de conquistar um Super Bowl seria adiada para os Eagles. Já os Giants, que também buscavam o primeiro título, abandonariam a corrida na derrota para o San Francisco 49ers (38-24) na partida seguinte.

Shares