Análise de Jogo

Análise: Será que a nossa temporada acabou de vez?

Photo by Bill Streicher-USA TODAY Sports

As poucas esperanças dos torcedores do New York Giants de chegar aos playoffs nesta temporada praticamente se encerraram no último domingo. Jogando fora de casa, o time foi derrotado pelos rivais Philadelphia Eagles por 22 x 25 e praticamente deram adeus às chances de chegar a pós-temporada.

Matematicamente ainda é possível, porém é muito improvável que o time vença todas as suas partidas e ainda conte com uma combinação de resultados que deixem os outros times da NFC East com um record pior que o do Big Blue.

A partida começou com a impressão de que o Giants passaria o trator sobre os Eagles. Logo no primeiro drive, uma campanha consistente que terminou com o TD do rookie Saquon Barkley, em passe rápido de Eli Manning. E o jogo continuou assim por praticamente todo o primeiro tempo, com uma dominância ofensiva e defensiva do Big Blue, que chegou a estar vencendo por 19 x 03 e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem de pelo menos 22 x 10, não fosse uma interceptação na Red Zone dentro to two minute warning. Saquon Barkley teve uma atuação de gala no primeiro tempo, com 15 toques na bola, produzindo 101 jardas terrestres e 41 jardas aéreas, além de dois TDs, um correndo e outro recebendo.

Photo by Giants.com

Mas então veio o segundo tempo e algo inexplicável aconteceu: o time parou de entregar a bola para Barkey. Na etapa final, o candidato a calouro ofensivo do ano foi acionado apenas QUATRO vezes e o time simplesmente foi dominado pelo Eagles, que conseguiu a virada no último quarto, com um TD do RB Josh Adams, e alcançou a vitória com um FG de 43 jardas nos segundos finais da partida.

  • Arbitragem

Particularmente não gosto de criticar a arbitragem, principalmente porque ela só influencia em jogos nos quais não mostramos condições de abrir grande vantagem ao ponto de os erros não impactarem o resultado final. Entretanto, o jogo contra o Eagles teve pelo menos três erros absurdos que culminaram na derrota dos Giants. No primeiro, em uma terceira descida na Red Zone, o S Malcolm Jenkins abraçou o RB Saquon Barkley bem antes da bola estar em disputa, num claro holding defensivo que teria dado mais quatro tentativas para os Giants tentarem anotar o TD. A arbitragem simplesmente ignorou o fato.

No último quarto, novamente numa terceira descida na Red Zone que colocaria o Giants em vantagem na partida por 26 a 22, o WR Odell Beckham Jr sofreu no mesmo lance dois agarrões de seu marcador, um na altura do tronco e outro no quadril, que deveriam no mínimo ter rendido um holding defensivo, mas que na verdade deveria ter sido um Pass Interference, com a bola sendo colocada na linha de uma jarda. Mais uma vez a arbitragem ignorou e ainda foi irônica com Odell, que tentou argumentar e recebeu um sorriso amarelo como quem diz “Para de chorar perdedor”.

Photo by Giants.com

Por fim, o erro que para mim foi o que mais escancarou a falta de preparo das zebras que apitaram o jogo do último domingo: no último lance da partida, o Giants anda tentando um milagre, partiu para a famosa jogada de Rugbi. O WR Sterling Shepard recebeu o primeiro passe e logo mandou para trás para Odell Beckham Jr. O LB dos Eagles De’Vante Bausby, deu o tackle em Shepard e quando percebeu o passe, girou o corpo e deu uma rasteira em Odell, encerrando a partida.

Foi uma falta clara de tripping, que é uma falta pessoal e renderia ao Big Blue mais 15 jardas e a chance de ou tentar um FG de 65 jardas, quebrando o recorde da NFL de Matt Pratter (64 jardas), ou então tentar uma Hail Mary. Isso porque pela regra, o jogo não pode terminar com uma falta da defesa e a arbitragem deveria conceder mais uma jogada para o ataque de Nova Iorque. Mas mais uma vez as zebras mostraram toda a sua incapacidade e nada deram, encerrando a partida.

Na semana 13, o New York Giants recebe o embalado Chicago Bears, em casa às 16h do domingo, tentando se manter na corrida e protagonizar um verdadeiro milagre na NFL, enquanto que o time dos Eagles recebe o Washington Redskins no Monday Night Football. 🙂

Shares