Na memória

Na memória: Giants vs Cowboys

Photo by Robert Riger/Getty Images

Enfim acabou a espera! Amanhã os Giants fazem sua estreia na temporada regular 2015-16 da NFL, diante do Dallas Cowboys, o que significa que hoje é dia de “Na memória”. Nossa série também está de volta!

Domingo, 4 de dezembro de 1960. Começava ali uma das maiores rivalidades da NFL. Na oportunidade, New York Giants e Dallas Cowboys, estreante na liga, se enfrentavam no Yankee Stadium, em partida válida pela semana 11 da temporada regular. Os Giants vinham para a partida com 5 vitórias, 3 derrotas (duas delas nas duas últimas partidas, diante do rival Philadelphia Eagles) e 1 empate. Já a equipe de Dallas havia perdido todas as 10 partidas disputadas na temporada.

A partida também colocava frente a frente Giants e Tom Landry. Landry foi coordenador defensivo de New York entre 1954 e 1959, ao lado de Vince Lombardi, que foi coordenador ofensivo da equipe entre 1954 e 1958. Landry, Lombardi e o head coach Jim Lee Howell montaram um time que chegou em três NFL Championship Games em 4 anos, vencendo o Chicago Bears por 47-7 na decisão de 1956 e perdendo para o Baltimore Colts em 1958 e 1959; esse último já com Allie Sherman como coordenador ofensivo, já que Lombardi havia aceitado o cargo de head coach do Green Bay Packers no início do ano. Agora como head coach dos Cowboys, numa história que duraria 29 anos, Tom Landry tentava obter a primeira vitória de Dallas na NFL.

Aproximadamente 55 mil pessoas foram ao Yankee Stadium e viram os Giants abrirem boa vantagem no placar logo no começo da partida. Em passe de 10 jardas do quarterback George Shaw, o running back Mel Triplett anotou o primeiro touchdown do jogo e da história do “clássico”. Em seguida o running back Joe Morrison correu para uma jarda e touchdown, deixando os Giants 14 pontos à frente. Ainda no primeiro quarto, os Cowboys diminuíram numa corrida do running back L. G. Dupre para 5 jardas e touchdown. Já no segundo quarto, os Giants aumentaram novamente a vantagem, num touchdown em passe de 28 jardas de George Shaw para o running back Kyle Rote. Mas essa larga vantagem não duraria tanto, já que antes do intervalo os Cowboys anotariam mais um touchdown com Dupre, depois de passe de 21 jardas do quarterback Eddie LeBaron, e converteriam um field goal de 11 jardas, com o running back e também kicker, Fred Cone. As equipes foram para os vestiários com a vitória parcial dos Giants, 21-17.

Na volta do intervalo, os Giants anotaram mais 3 pontos num field goal convertido por Pat Summerall, o que viria a ser a única pontuação do terceiro quarto. Restaria apenas o último quarto para o time assegurar a vitória ou para os Cowboys tentarem uma improvável virada. O empate dos Cowboys viria novamente com Dupre, que anotou o seu terceiro touchdown, depois de um passe de 23 jardas de LeBaron. Os Giants passaram a frente novamente quando o wide receiver Bob Schnelker anotou o touchdown num passe de 26 jardas do quarterback Lee Grosscup. Mas no fim, em passe de 11 jardas de LeBaron, Billy Howton anotou o touchdown que empatou a partida. E ficou por isso mesmo, já que o overtime em partidas de temporada regular só seria implantado em 1974. Fim de partida: New York Giants 31-31 Dallas Cowboys.

Já sem chances de ir aos playoffs, os Giants chegavam ao segundo empate na temporada, já que haviam empatado com o Washington Redskins na semana 4, pelo placar de 24-24. Com 6 vitórias, 4 derrotas e 2 empates, o time terminaria em terceiro na NFL Eastern Conference, atrás de Philadelphia Eagles e Cleveland Browns. O Dallas Cowboys terminaria em último na NFL Western Conference, com 11 derrotas e 1 empate.

Shares