Caros leitores, eu estava aguardando até o final das OTA’s para falar sobre o elenco final e possíveis titulares, porém, as mudanças parecem cada vez “recheadas” de mais certezas, por isso, irei comentar os possíveis titulares até então no elenco para 2017 e minhas maiores surpresas.



  • ELENCO PRINCIPAL

Por tudo visto até agora ao que tudo indica é quase impossível não ver a persistência dos treinadores com LB B.J. Goodson, DT Dalvin Tomlinson e FS Darian Thompson. Por mais que nas entrevistas o HC Ben McAdoo tente negar, é praticamente certo que esses serão as três novas caras no time titular de defesa, apenas um milagre para não ser.

Dalvin Tomlinson será o companheiro de Damon “Snacks” Harrison porque seu único concorrente no elenco, o então DT Robert Thomas teve uma pequena participação no ano de 2016 devido ao fato que o jogador não é tão efetivo contra o jogo corrido em situações perto da endzone, logo, todos esperavam um trabalho maior nessa pré temporada, porém, não foi o acontecido sendo perceptível a preferência pelo calouro.

Quanto ao futuro companheiro de Landon Collins será Darian Thompson apesar de concorrer a vaga com Nat Berhe e Andrew Adams que são muito bons taticamente e já conhecem as jogadas defensivas.

Berhe, apesar dos problemas com concussões é muito querido pela comissão técnica porque é extremamente versátil quando alocado na secundária podendo marcar até mesmo recebedores como CB, por isso, ele ainda é cotado para ficar no time.

Photo by John Munson and NJ Advance Media for NJ.com

Todavia, quem apareceu por causa das concussões de Berhe, foi  o undrafted Andrew Adams que mesmo com alguns defeitos técnicos graves apresentou seu “jogo” em todos o momentos e está evoluindo bem.

Vale lembrar que Darian Thompson já havia ganhado essa mesma batalha pela posição em 2016 quando foi escalado como titular para o primeiro jogo da temporada regular contra o Dallas Cowboys, entretanto, devido a lesão perdeu toda a temporada, logo, por já ter vencido essa batalha e por ser superior tecnicamente que os demais adversários, principalmente, na cobertura em zona, ele será o titular em 2017.

O problema até aqui a chegada de Duke Ihenacho que é irá ameaçar as posições no elenco de Berhe e Adams, caso eles não demonstrem uma evolução e consistência no trabalho provavelmente podem perder suas posições, por exemplo, eu não ficaria surpreso caso Berhe seja cortado porque a experiência de Ihenacho é algo que o Giants precisa nessa temporada.

Já Goodson, ele está literalmente em “chamas” nos treinos e tem sido aproveitado 100% do seu esforço, quem não viu nenhuma entrevista nessas OTA’s, podem escolher aleatoriamente qualquer entrevista completa do Coordenador Defensivo Steve Spagnuolo que com certeza terá um elogio ao jogador. Ele tem sido o “predileto” da comissão técnica para a posição de middle linebacker apesar de disputar posição com Keenan Robinson, J.T. Thomas e Devon Kennard (todos sabem jogar no middle).

Photo by Ed Mulholland and USA TODAY Sports

Eu gostaria de dizer a verdadeira surpresa para posição acontecerá na posição de Weakside Lineback, apesar de que os especialistas não acharem, que conta com:

a) J.T. Thomas – O Giants tinha tantos motivos para cortar esse jogador e salvar uma grana, porém, insiste com ele então fatalmente Spagnuolo tem planos para ele;

b) Jonathan Casillas – O LB titular na posição de weakside do time;

c) Keenan Robinson – Ele virou free agent em 2017, porém, o Giants assinou um contrato de um ano por três milhões de dólares e já foi dito na mídia que ele rejeitou propostas maiores que essa, logo, acredito fielmente que ele irá disputar a titularidade com alguém. Eu acredito fielmente que ele merecia jogar na posição de WeakLB no lugar de Casillas.

  • DISPUTAS POR POSIÇÕES NO ELENCO FINAL

Eu não vou fazer a lista ainda porque não existe esse papo agora, tudo pode acontecer, lesões, preferência tática e etc… tentar definir esses jogadores agora é menos prezar os próprios jogadores e sua franquia nesse momento mas vou destacar outras posições que as vagas para os reservas estão sendo disputadas com “unhas e dentes”.

A primeira delas é a de Tight End, o Giants é tradicional em levar sempre três TE’s para a temporada e um Fullback, porém, devido a contratação do TE/FB Rhett Ellison e a escolha de primeiro round, Engram, creio que essa última vaga será umas das maiores disputas em todo elenco, por dois motivos: tático e individual.

O individual, digo a respeito que qualquer um poderia supor restar apenas uma vaga para a posição sendo disputa por Will Tye, Jerell Adams, Matt LaCosse e Colin Thompson (o menor concorrente no momento). Até aqui tudo bem, o problema nasce que Tye tem a experiência de titular mas é ineficaz nos bloqueios e muito fraco nas rotas, logo, Adams e Matt Lacosse ganharam muito espaço porque são bons recebedores sendo que o desempate ficaria nos bloqueios.

Photo by AP and Julio Cortez

Todavia, para desespero de Tye, LaCosse tem uma técnica de bloqueio absurda mas devido a lesões tem ficado de fora quase todos os jogos mas como está saudável agora toda comissão técnica tem gastado bastante tempo com o jogador nas OTA’s sendo ele a minha aposta para ficar com essa terceira vaga de TE para o elenco e vou além, acredito fielmente que Tye deve ser cortado até o último fechamento dos 53 jogadores caso LaCosse e Adams estejam saudáveis. 

Eu falei do critério tático, lembram? Podem acontecer duas coisas: a) Como Rhett Ellison também joga de FB, eu acredito que será aberta uma quarta vaga para TE no elenco final ou b) a franquia vai apenas com três TE’s e levaria um outro Full Back, porém, creio que essa possibilidade seja bem remota porque o playbook utilizado ano passado na formação “eleven formation” colocava quatro recebedores e um corredor no ataque, é quase inconpátivel colocar um FB somente para proteção, por isso, acredito fielmente que Sullivan tirará proveito disso levando quatro TE’s para o elenco final com o intuito de adicionar ao playbook um segundo TE com três recebedores, seria interessante, ficaria mais ou menos assim:

Photo by NFL.com

Obs.: Não levem em conta os nomes dos jogadores o que deve ser levado em consideração é a formação apenas com recebedores.

Ou então, o Giants poderia acrescentar outras tantas jogadas alternativas com dois TE’s o que viria a calhar visto que o playbook foi tão previsível durante toda a temporada, bem como acrescentaria mais proteção ainda a Eli Manning.

A segunda disputa por um lugar ao menos na reserva do elenco principal é na secundária, principalmente, quem seria o substituto imediado de Dominique Rodgers-Cromartie (DRC) em caso de lesão do jogador no slot? Ou então caso Eli Apple ou Janoris Jenkins tivessem que ser substituídos por Cromartie ou para as extremidades de CB?

Essas perguntas ganharam força depois que o time liberou os então reservas principais Coty Sensabaugh, Leon Hall e Trevin Wade. Já dispensa comentários a importância do Hall no sistema tático do ano passado, bem como na rotação com o Cromartie, o jogador era o coringa da secundária porque jogava de CB nas extremidades e pelo meio mas também entreva no lugar do FS para marcar um quarto recebedor.

Logo, o Giants tratou de trazer alguns reforços como os veteranos Valentino Blake e Duke Ihenacho e acrescentar ao elenco os calouros undrafted tais como DaShaun Amos, Nigel Tribune, Jadar Johnson e Trey Robinson. Sem contar o reaproveitamento dos jogadores que permaneceram no elenco desde 2016 tais como Michael Hunter e Donte Deayon que não conseguiram ficar no elenco principal e foram colocados na Injured Reserve.

Photo by Ed Mulholland and USA TODAY Sports

Além disso, não é possível deixar de lado que o S Mykkele Thompson ganhou espaço ao ser testado como CB pelo slot, por já conhecer as formações táticas e chamadas tem sido muito bem cotado para ficar no elenco, porém, o problema do jogador é lidando com as lesões constantes que o atormentam.

Desde 2014 o  Giants leva geralmente 9 ou 10 jogadores e cinco vagas já estão garantidas com Jenkins, Collins, Apple, Cromartie e D. Thompson restante no máximo cinco vagas para esse punhado de jogadores.

A terceira posição mais disputada geralmente tem dez vagas para o plantel principal de 53 jogadores é formada pela linha defensiva (defensive end e defensive tackle) porque o Giants tem Jason Pierre-Paul, Olivier Vernon, Avery Moss, Damon Harrison e Dalvin Tomlinson, são cincos vagas ocupadas e apenas cinco disponíveis para serem disputadas entre Stansly Maponga, Owa Odighzuwa, Romeo Okwara, Evan Schan, Devin Taylor, Jordan Williams, Kerry Wynn, Josh Banls, Jay Bromley, Jarron Jones e Robert Thomas.

A verdade é que são poucas vagas para muito bons nomes. Eu acredito que o Giants estejam pensando principalmente na questão da quantidade de snaps que cada jogador fica em campo, por isso, creio que a comissão técnica deve colocar dois reservas de DT e as demais vagas para três DE’s reservas que possam contribuir com o pass rusher do time.

  • DESTAQUES SURPRESAS QUE PODEM FICAR NO ELENCO FINAL

Photo by Charles Wenzelberg

Pelos comentários de todos os especialistas e algumas entrevistas da comissão técnica foi possível observar que o DT Jarron Jones, S Jadar Johnson, TE Matt LaCosse, WR Travis Rudolph foram os destaques inesperados nas OTA’s até o momento. 

Rudolph tem demonstrado boa química com o QB Davis Webb e com Eli Manning. Já LaCosse tem praticado muito as rotas com os recebedores do time e competindo em quase todas as atividades com o calouro TE Evan Engram.

Já nas trincheiras, DT Jarron Jones é um talento louvável que foi desperdiçado no draft e poucas pessoas sabem de suas qualidades, entretanto, a comissão técnica do Giants tem feito um grande mistério sobre a evolução do jogador o que levanta mais suspeitas ainda por parte dos especialistas.

Quanto a secundária, S Jadar Johnson e o CB Donte Deayon estiverem em quase todas as atividades e foram constantemente utilizados pelos treinadores, então sempre os titulares e jogam os mesmos snaps dos recebedores principais presentes, o que ao menos quer dizer que todos técnicos querem saber o valor do jogador.

Comenta aí, faltou algum jogador? Não se esqueçam de fazer o download do nosso aplicativo e avaliar ele também. Aproveite e se inscreva no nosso canal no YouTube! 😀


Clique e garanta seu ingresso com desconto!