Hoje, dia 22/05, começa oficialmente os treinos nas “Organized Team Activites” (ou OTA’s) do New York Giants com a abertura do evento no chamado “spring league meeting” que acontecerá em Chicago. Porém, o que significa isso?



Basicamente são atividades feitas durante a pré temporada com o intuito de condicionar atividades específicas organizadas  para preparação dos atletas seja para o físico quanto para técnica, porém, nem tudo é permitido durante esses treinos justamente para poupar a saúde dos jogadores já que o futebol americano é bem intenso pelo curto período que os jogadores cumprem a temporada regular.

Photo by AP Photo/Julie Jacobson

O início das atividades na NFL são marcadas por certas regras, por isso, o contato dos treinadores e jogadores é bastante limitado para que não exista qualquer tipo de influência ou negociação para “forçar” um jogador a assinar o contrato ou aparecer nos treinos porque como falarei, muitos não são obrigatórios.

Além disso, todo treinamento feito do fim da temporada até o início dessas atividades só podem ser feitos fora da sede das franquias sendo que somente é permitido aos times treinarem seus jogadores depois que inicia esse período, sendo que os jogadores podem ir as sedes e começarem sua rotina de treinos físicos e os técnicos podem abordar seus jogadores, essas atividades são voluntárias e não permitem treinos específicos de contato entre os atletas, nem o uso de shoulder pads, apenas camisa e proteção de joelhos/cotovelos, além do período de treinos ser limitado no tempo.

Photo by Ed Mulholland and USA TODAY Sports

Tais medidas são tomadas entre a NFL e a Associação de jogadores da liga – NFLPA/National Football League Players Association através de um CBA (Collective Bargaining Agreement) com o objetivo de proteger a saúde do jogador durante o período de descanso e mitigar o máximo possível o assédio das franquias nos calouros e veteranos que estão no mercado de free agency.

Em um segundo momento, é hora de apresentar os calouros escolhidos no draft no tão conhecido “rookie camp” ou treinos com os veteranos, fica a critério de cada franquia. Geralmente, as franquias tem feito treinos separados exclusivos para os calouros. Essa fase é permitida a todos os técnicos podendo durar até quatro horas por dia sendo proibido qualquer forma de ataque vs defesa e um contra um.

No Giants, o rookie camp já é uma tradição porque é lá que os treinadores conhecem os novos jogadores e conseguem ter acesso direto a outros jogadores que foram trazidos da free agency ou até mesmo chamar novos jogadores para fazer um “workout” no clube.

Photo by William Hauser and USA TODAY Sports

No último momento, onde as franquias estão hoje, é onde acontecem as OTA’s e “mini camp”. Porém, esse último tem algumas especificações diferente. As OTA’s são atividades voluntárias e sem contato (uso de proteção no joelhos, cotovelo e capacete tão somente), podem durar de três a seis horas por dia, é um período importante porque aqui acontece o encontro entre todos os jogadores, calouros e veteranos juntos com a aplicação de drills de ataque vs defesa, também sendo permitido os drills de “7 on 7, 9 on 7” e “11 on 11”. 

Após essa fase, começa a primeira atividade obrigatória, o chamado “mini camp” que contém regras de contato identicas ao das OTA’s (sem contato, apenas drills entre times e sem o uso de full pad) podendo chegar a 10 horas por dia. O Giants marcou o seu para o dia 13 de junho e será aberto a mídia no primeiro e sétimo dia.

No final, antes dos amistosos da pré temporada começarem, surge o “training camp”, também é obrigatório mas o contato é liberado com moderação, assim como o uso do full pads, uma vez ao dia sem a liberação do uso de toda velocidade, um critério bem subjetivo mas que está presente. O Giants marcou seu “training camp” para Julho, conforme exige a NFL mas não tem dada específica e provavelmente será feito uma atividade aberta aos fãs, assim como acontece todo ano, uma espécie de encontro entre o time e o torcedor.

As regras completas você confere aqui. Não se esqueçam de fazer o download do nosso aplicativo e avaliar ele também. Aproveite e se inscreva no nosso canal no YouTube!